25 outubro 2013

O que não fazer depois de Virar Bombeiro?

MANUAL DO QUE NÃO FAZER APÓS SE TORNAR BOMBEIRO


1- Bombeiro Árvore de Natal

Nível de Bizonhisse: Médio

Exemplo:


Imagem 01: a procura de um novo bombeiro árvore de natal

Quem é: é aquele bombeiro que cresceu vendo filmes de guerra, com super heróis e ficava admirado com as medalhas dos comandantes. Depois de se formar acaba saindo da academia acreditando que quanto mais breves tiver pendurado em seu uniforme, mais a população irá admirá-lo a respeito de suas nobres conquistas

Crítica: muitos já devem ter ouvido a seguinte frase: "bombeiro bom se faz pelo conhecimento, não pela farda", isso quer dizer que o fato de um bombeiro ter vários simbolos e breves pendurados pelo uniforme, não significa que ele é o Rambo dos Incêndios, mas de uma pessoa carente de atenção. Na nossa área, quando menos você aparecer, melhor.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

2. Bombeiro Rambo

Nível de Bizonhisse: Alto

Exemplo:


Imagem 02: estilo de faca exagerada para o trabalho em ambiente urbano.

Quem é: este é o bombeiro que vive falando dos cursos em salvamento na selva, sobrevivência em locais de difícil acesso, etc, é o bombeiro que só não anda com um facão num prédio da Av. Paulista, pois o mesmo não cabe na bota.

Crítica: um canivete discreto e funcional é um válido parceiro dos bravos, porém andar com uma faca de açougueiro na bota é totalmente desproporcional e perigoso. Dê preferência por um modelo seguro, pequeno e que sirva o seu propósito.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

3. Bombeiro do Cinto ao Contrário

Nivel de Bizonhisse: Baixo

Exemplo:


Imagem 03: erro comum: cinto com a alça do lado direito. Obs: porque estão vendendo este bombeiro?

Quem é: esse tipo de bombeiro é encontrado em todos os lugares possíveis. Como geralmente as escolas de formação não se preocupam em passar a parte de ética e postura ao BC, muitos saem das academias sem saber o básico de como se vestir e se portar quando estiverem uniformizados. Não raro encontrar estes profissionais utilizando o cinto ao contrário.

Crítica: embora o cinto do lado contrário não atrapalhe efetivamente o serviço do bravo, é feio e fora do padrão o profissional não saber o mínimo sobre o seu cinto ginástico, pior, não saber de que lado coloca-lo. Para facilitar a memorização: "a alcinha fica do lado do coração, ou seja, do lado esquerdo".

------------------------------------------------------------------------------------------------------

4. Bombeiro DJ

Nível de Bizonhisse: Alto

Exemplo:
Imagem 04: independente do tamanho, fones de ouvido não combinam com o bombeiro.

Quem é: voltando para casa de um longo período de QAP de 12h numa festa rave, ou indo realizar a prevenção naquele rodeio maroto, podemos encontrar um bravo com seus belos fones de ouvido ouvindo uma musiquinha para relaxar e passar o tempo.

Crítica: infelizmente essa atitude além de retirar a atenção do profissional do que acontece à sua volta, é completamente ridículo ver uma pessoa fardada no ritmo do PUTZ PUTZ....

Bônus: se você utiliza fones de ouvidos durante o horário de serviço, por favor, refaça o seu curso de BC em outra escola, o senhor (a) não é um bombeiro.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

5. Bombeiro Gogo Boy
Obs: este tipo de bombeiro serve para qualquer profissional que tire fotos semelhantes.

Nível de Bizonhisse: Altíssimo x3

Exemplo:


Imagem 05: muito comum bombeiros que fazem academia postarem fotos utilizando seu uniforme para mostrar o corpo.

Quem é: é o bombeiro carente de atenção feminina (ou masculina) que faz questão de ligar o seu corpo à imagem do bombeiro (fetiche de muitas pessoas), para conquistar elogios e noitadas em motéis baratos.

Crítica: vamos imaginar que isso acontecesse com algum Policial Militar ou Bombeiro Militar? Certamente pararia na televisão com todo mundo criticando (com razão) aquele profissional, posteriormente ele sofreria alguma penalidade administrativa por sua conduta, porque deve ser diferente com um Bombeiro Civil? Não deve!

Me lembro de uma repartição de uma empresa que foi demitida em peso após publicarem um vídeo no youtube de todos fazendo aquele HARLEM SHAKE e no RS funcionários de um Fórum foram igualmente demitidos. Que dono de empresa quer sua imagem vinculada com algo negativo? Nenhum! Essa é uma das piores condutas que um BC poderia tomar utilizando seu uniforme em horário de serviço. É ridículo, desrespeitoso, anti ético, denigre a imagem do BC no mercado de trabalho, etc. Se você é BC, NUNCA, mas nunca faça algo semelhante a isso.

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/04/funcionarios-sao-demitidos-apos-fazer-harlem-shake-em-forum-do-rs.html


------------------------------------------------------------------------------------------------------

6. Bombeiro do BOPE / ROTA

Nível de Bizonhisse: Médio (se utilizar apenas a boina preta); Altíssimo (se utilizar o uniforme inteiro preto)

Exemplo:

Imagem 06: não sabia que a ROTA combatia incêndio O.o

Quem é: é o bombeiro que admira o trabalho da polícia, que adoraria utilizar uma boina e fazer cara de mal de dentro de uma Barca, caçando bandidos pelas ruas da cidade, mas por algum motivo tornou-se bombeiro e não se contenta em apenas realizar a prevenção e combater sinistros, tem que "pagar de puliça".

Crítica: cada profissão tem seu mérito e seus deveres e obrigações. A regra "quanto menos aparecer, melhor" se aplica nessa situação também. Os que utilizam uniforme preto completo, inclusive com coturno, certamente estão na profissão errada.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

7. Bombeiro Lobisomem

Nível de Bizonhisse: Alto

Exemplo:
                       Imagem 07: este rapaz não é bombeiro, é apenas um modelo, mas serve perfeitamente como exemplo.



Quem é: é o bravo que pegou 4 dias seguidos, de evento e não teve tempo de fazer a barba, ou simplesmente nem liga mais em faze-la.

Crítica: além de ser anti-higienico e esteticamente feio, dependendo da situação pode ser perigoso para o bravo, pois a máscara do cilindro de ar respirável não veda corretamente onde existe barba.

8. Bombeiro Caloteiro / Espertinho

Nível de Bizonhisse: Altíssimo

Exemplo:

Imagem 08: em todas profissões tem sempre aquele que é espertinho

Quem é: é a pessoa que acredita no "jeitinho brasileiro" e procura sair em vantagem em todas as situações, trocando o serviço com algum outro bravo e depois enrolando para não pagar; subtraindo materiais da empresa em que trabalha para vender; dando aquela velha "carteirada" no ônibus ou metrô para não pagar.

Crítica: além disso ser crime previsto no código penal, é uma atitude completamente ímpar à profissão exercida. Cabe ao bombeiro atuar de forma ética e verdadeira, dando o melhor de si, sem esperar nada em troca. Bombeiro que subtrai equipamentos do local de serviço é bandido! E aquele que dá calote em outras pessoas, é pilantra e picareta! E aquele que dá carteirada para pegar transporte gratuito se faz passar por alguém que não é, ou seja, falsidade ideológica.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

9. Bombeiro Virgem

Nível de Bizonhisse: Altíssimo x5

Exemplo:


Imagem 09: detalhe na fofa de calça jeans e bota da moda *.*


Quem é: é aquele bombeiro que por conta de uma garota ou garoto, deixa de seguir os protocolos, na esperança de conseguir algo a mais.


Crítica: para entender a crítica é preciso saber o que aconteceu. Não se trata de uma bravo que foi trabalhar de calça jeans e botinha da moda, mas de um bravo que emprestou uma camiseta e uma cobertura para uma moça qualquer da platéia poder assistir o show de perto.

Gente, não sei nem o que falar de uma situação dessas, é algo tão ruim, que chega a ser crime, o de Falsidade Ideológica (Art. 299º do Código Penal). Sem falar no bravo que, provavelmente na intenção de conquistar a menina, disponibilizou a vestimenta para a mesma.

Além da empresa terceirizadora dos bombeiros civis, que não mantém alguém para fiscalizar os seus profissionais e não permitir que uma barbaridade destas aconteça.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

10. Bombeiro Zeca Pagodinho

Nível de Bizonhisse: Médio

Exemplo:


Imagem 10: a reputação do bravo desce redonda...

Quem é: é o bravo que teve a infelicidade da escala de serviço cair bem naquele Domingão do churrasco com a família. Quando ele chega em casa do serviço, cansado e com cara de zumbi, já começa a tirar o uniforme e fica em estado deplorável, eis que surge aquele tio pinguço falando alto e pede pra alguém tirar uma foto dele com o bombeirão da família, não contente com isso tudo, o tio leva uma garrafa de cerveja pra fechar com chave de ouro.

Crítica: passa uma impressão ruim para quem vê a foto, de um bombeiro num bar, segurando uma bebida ou até mesmo tirando fotos com pessoas em posse de bebidas. Dá a entender que o profissional bebe em serviço. Se for o caso, troque-se primeiro, ou então peça para que ninguém segure bebidas na foto e mantenha seu uniforme completo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

11. Bombeiro Rolezeiro

Nível de Bizonhisse: Alto

Exemplo:
Imagem 11: espero nunca ver um bravo usando metade do uniforme de bombeiro e a outra metade vestido de rolezeiro...

Quem é: é o bravo que acabou de se formar ou que só consegue "pegar" as "mina" se tiver uniformizado / fardado, então mesmo sem estar em serviço, parte para shoppings; mercados; andando ao acaso pela rua; clubes; etc, utilizando seu uniforme mais bonito e todo brilhoso.

Crítica: como diriam pelas escolas de formação: "este bravo está caçando assunto". Realmente, um bombeiro andando uniformizado sem nenhum motivo, pra cima e pra baixo, só tem interesse em aparecer e infelizmente não se tornou bombeiro por amor a profissão, ou por querer ajudar o próximo, ou até mesmo por buscar acesso ao mercado de trabalho, mas para poder andar fardado. Geralmente este é o mesmo tipo que dá carteirada em todo canto.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

12. Bombeiro Batman (Nã nã nã nã Batman):

Nível de Bizonhisse: Baixo (se usar apenas a corrente) / Alto (se misturar uniforme de bombeiro)

Exemplo:

Imagem 12: E a gente achava que o Batman era só uma história de HQ, eis que descubro: o Batman é um bombeiro, quase não percebi o cordão pequeno.

Imagem 13: lembram a imagem 11? Eu dizia que esperava nunca ver um bravo vestido de rolezeiro? Então né, agora achei um de boné e bermuda tactel... 

Quem é: "A noite é sempre mais escura antes do amanhecer" (Batman). É o herói além do herói; é o Batman além do bombeiro; não é o que o Brasil merece, mas o que ele precisa. 

Critica: Não existe nenhum problema em se vestir como o seu personagem favorito e até mesmo interpretá-lo, na verdade isso é bem normal, mas é preciso se atentar que existe uma diferença ENORME entre quem somos como pessoas na nossa vida privada e quem somos quando estamos uniformizados / fardados. É preciso entender que, uma pessoa fardada, não representa apenas ela, mas uma classe inteira de profissionais em volta de todo o planeta; ela representa os brasões costurados em sua vestimenta; representa algo muito maior ao próprio indivíduo, ou seja, somos instrumentos de um "ideal" com milhares de participantes. Quando um bombeiro usa uma parte de seu uniforme com outras peças de roupas, ou com apetrechos que não foram criados para a função de bombeiro, ele, de certa forma, suja a imagem de toda uma categoria.

Obs: COMPARTILHEM ESSA POSTAGEM PARA SALVAR A REPUTAÇÃO DO BOMBEIRO CIVIL NO BRASIL!!!!


------------------------------------------------------------------------------------------------------

13. Bombeiro Coelhinho da Páscoa (o que trazes pra mim...)

Nível de Bizonhisse: Baixo

Exemplo:
Imagem 14: quem sabe os paranauê dos photoshops da vida, sabe...

Quem é: é o bravo designer, especialista em montagens, responsável por criar aquele calendário com fotos da família e montar capas de revista da "Ricas e Famosas" com uma foto da Tia Juscélia tomando Ceresser, na festa de final de ano.

Critica: não existe nenhum problema em criar montagens com frases ou agradecimentos, pelo contrário, é até bacana. Coloquei essa imagem, pois, de certo modo, ela mexeu comigo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

14. Bombeiro Mano

Nível de Bizonhisse: Alto

Exemplo:


Quem é: é o bravo que utiliza cobertura aba reta, seja a cobertura de bombeiro, seja outra qualquer.

Critica: a utilização de qualquer item que não faça parte do uniforme padrão pode ser considerado como desnecessário e deselegante. Evite a qualquer custo este tipo de situação.

Contexto: assim como todos os demais, também erro. Peguei essa foto de meus arquivos pessoais, onde durante uma palestra em uma escola retirei o boné da vítima e coloquei na cabeça. Fiz isso, pois a palestra possuía um teor humorístico para atrair a atenção dos jovens para situações importantes, porém fora do contexto, essa foto na internet apresenta uma reação negativa à classe dos BC.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

O objetivo dessa postagem é mostrar que todos somos humanos e erramos, é uma maneira de mostrar que devemos ficar mais atentos ao que fazemos e falamos quando estamos uniformizados. É preciso lembrar que um homem (ou mulher) fardado chama a atenção de todos a sua volta e prontamente se torna alvo de câmeras, comentários e críticas, portanto, devemos sempre nos policiar para evitar situações como as descritas acima.

Importante salientar que nessa postagem não pretende-se fazer ninguém ser humilhado ou exposto. A ideia é justamente mostrar que todos erram (inclusive eu, que erro e MUITO) e que devemos sempre tomar cuidado com a nossa postura. Ocultamos nomes e rostos para manter o sigilo das fotos.

Comentários
64 Comentários

64 comentários:

  1. OBS. NA QUINTA IMAGEM NÃO TEM NADA QUE IDENTIFIQUE UM BOMBEIRO PORTANTATO CUIDADO COM AS POSTAGENS, SEI QUE TEM MUITOS BOMBEIROS QUE DÃO NOVIDADES MAS APRENDI ALGO IMPORTANTE, ELES QUE TEM QUE DAR VALOR A SUA PROFISSÃO, MUITOS ESTÃO SÓ PELO DINHEIRO ENFIM EU SÓ OS ORIENTO DO QUE É CERTO E ERRADO O RESTO NÃO É COM NÓS DONOS DE ESCOLA OU INSTRUTORES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, gostaria de fazer uma pergunta, Acho que ñ é certo, más um bombeiro pode usar brinco ou piercing?

      Excluir
    2. Na minha opinião eu acho falta de respeito para os demais colegas da equipe

      Excluir
  2. muito bom em BH e região e do mesmo jeito não sabem nada mas querem aparecer de qualquer jeito e conhecimento zero

    ResponderExcluir
  3. Muito bom hahahhaha
    Está cheio de "Pessoas" assim...

    Formados temos de monte, mas profissional na área que é bom são poucos!

    ResponderExcluir
  4. Sou recém formado se vc puder indicar algumas empresas que contratam bombeiros civis,fico agradecido,até mais,muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Normalmente as próprias escolas de formação conseguem indicar alguns alunos para empresas, já tentou na escola em que se formou? Em geral as empresas anunciam em jornais e naqueles sites de emprego online. Procure enviar currículo para as grandes empresas de segurança, pois geralmente elas possuem setores de BC. Importante salientar que atualmente o mercado está saturado de bombeiros civis formados aos montes, enquanto o número de vagas não acompanhou, fazendo com que milhares ainda estejam desempregados.

      Minha recomendação é que você se torne um bombeiro especial (diferenciado). Procure fazer cursos extras na sua área. Assim que possível faça um Téc. em Seg. do Trabalho ou Téc. em Enfermagem. O Centro Paula Souza irá abrir agora dia 10/04/14 as inscrições para o vestibulinho das ETECs, essa é uma ótima forma de estudar gratuitamente em ótimas escolas. http://www.vestibulinhoetec.com.br/

      Você também pode fazer cursos na: Cruz Vermelha Brasileira - Incor - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, entre outros.

      Abraços e boa sorte.

      Excluir
  5. Faltou o bombeiro do "Rolezinho", que é aquele que após o expediente passeia pela cidade inteira uniformizado, por exemplo: Shopping, mercados, lojas, só pra mostrar que é bombeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pela dica, já adicionei o Bombeiro Rolezeiro :). Abs.

      Excluir
    2. Ótimo! hahaha
      Esses tem de montes na minha cidade, Quando não é Uniformizado é no estilo selva, inclusive tem um certo cidadão que nos dias de folga passeia pela cidade vestido da seguinte maneira: Camiseta vermelha com a descrição nas costas de "Bombeiro Civil", calça camuflada do exército já batidona, coturno sem a bombacha, óculos escuro, rádio HT na cintura e na outra uma faca. Uma mistura de Rambo com Chuck Norris. hahahaha Abraço!

      Excluir
    3. E o que mais tem e esse perfil de BCs. Conheço um BC. que anda no centro de Bhte de uniforme sem estar em serviço. Só pra mostrar que é Bombeiro.

      Obs. Uniforme Preto.
      Tonfa
      Faca
      Colete vermelho cheio brevê
      Com rádio

      Cada uma que tem por aqui.!!! So fica de rolê não faz nada.

      Fica a dica futuros BCs. Não façam isso!!!

      Obrigado.

      Excluir
  6. Bombeiro civil não usa farda, ele usa uniforme, acessórios, EPIs e EPRs, mas por ser bombeiro, está à disposição da Defesa Civil de seu município e presta serviços comunitários e de necessidade publica. Pode trabalhar em conjunto com bombeiros militares, participar de cursos avançados para atuar em caso de incêndios, desastres, calamidades. Pode usar brevês, emblemas, escudos e brasões em seu uniforme para indicar suas especialidades.

    O bombeiro civil é fiscalizado pela Policia Militar e Bombeiros Militares, devido a semelhança de seus serviços, uniformes e símbolos. Por ser amparado por lei federal, é o Ministério Publico Federal que acata denuncias e apura irregularidades no setor de bombeiro civil. Pode ser convocado pelo Corpo de Bombeiros Militar, pela Defesa Civil, prestar concurso publico, ser contratado pelo município, por empresas privadas e prestar serviços voluntários em bases comunitárias de emergências.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Guerreiros.

    Parabenizar o Leonardo, pelo trabalho. Blog muito bom. Sou ex bombeiro civil. Trabalhei 3 anos como BC. Grande orgulho. Futuros guerreiros... tomem cuidado de como deves usar o UNIFORME de Bombeiro Civil... militarista nunca. Jamais... pois tenham orgulho de serem BCs. E dar o melhor... uniforme não quer dizer nada. Mas sim o que você aprendeu no curso.. foi muito bem treinado.

    Parabéns Leonardo.

    Bruno Melo
    (31) 7313.3663 whatsApp
    Podem me add.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!

    Leonardo. Eu tenho uma foto de um bombeiro árvore de natal...
    Me add no WhatsApp que te envio a foto do camarada... que parece General.

    (31) 7313.3663 Tim
    WhatsApp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos criar um grupo chamado "Bombeiro Consciente" deixem o número de telefone aq e também colocarem o dono desse blog como ADM tbm...

      Excluir
    2. 081997794722 BC Rafael
      Add ai.
      Obrigado!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Faça assim poste aq em seu Blogger o anuncio da criaçao desse grupo mais pessoas verão e me passe o link da postagem q jogo no meu face falooo me adicione: (082)98802-1517

      Excluir
    5. bravo oliveira muito interessante sua postagem e de estremo importância compartilhar tudo isto gostaria de também participar do grupo 11941498332

      Excluir
    6. Fala galera me chamo Érique Silva e eu tenho um imenso sonho não importa se é ser policial ou coseguir me tornar um BC acreditem só quero mesmo servir o meu país de algum modo mesmo que darei a minha vida o meu orgulho de conseguir vestir a farda não é mostrar as pessoas que eu tenho uma roupa militar e sim que eu farei a diferença que esses ilusionistas fazem que é vestir-se para se mostrar, Se plantem Homens e Mulheres quer cumprir deveres cumpra com Amor ao serviço não por estar caracterizados com as vestimentas.

      Abraços a todos aqueles que estão lutando pelos seus sonhos de mostrar serventia a nossa Querida e Amada Patría.

      Excluir
  9. heheheh!!!! sei com são bombeiros civis, se acham de mais. pensam que são militares. fecham a cara pensando que assim vão ter respeito. pelo amor de Deus, sou Ex Bombeiro Civil com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  10. Qual e a finalidade do cinto ginastico.?

    ResponderExcluir
  11. Cinto ginástico serve apenas para sustentar a região lombar em levantamento de cargas (peso). Não serve como ancoragem, sendo muito mais em efeito tradicional no uniforme ou fardamento, que operacional.

    ResponderExcluir
  12. A quanto tempo eu procurei uma postagem assim... isso e muito bom e consigo me enriquecer em ver todos esses exemplo e me concertar tambem... ate porque todo mundo erra !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Galera meu nome é Rafael, e estou querendo entra na área de bombeiros civil, pois gosto dessa profissão,já revirei sobre esse assunto, mais acho diversas contradição, gostaria de saber se BC tem funcional ou se é mito, pois já vi no YouTube Un rapaz dando carteirada de BC na polícia blitz, e tbm ouvi falar q é mentira iai tem ou n?
      E sobre o conteúdo do blog gostei muito.

      Excluir
    2. Rafael, tudo bem? Quanto a funcional de bombeiro civil. Na prática ela não existe. O que o bombeiro civil precisa ter é a certificação de formação e a de reciclagem. O que ocorre, é que muitas escolas imprimem um mini certificado e chamam de funcional. Dão esse mini certificado para o bombeiro, como uma espécie de brinde, um mimo.

      A partir disso, quase todos os bombeiros compram carteiras porta funcional e colocam esses mini certificados dentro. Eu mesmo faço isso, pois já me facilitou para me identificar em uma ocorrência. Na situação só tinha leigos, mas um dos leigos queria ser o "líder", então tive que mostrar que era bombeiro para assumir a liderança da ocorrência até a chegada do SAMU.

      Eu não vejo problema algum no BC ter uma funcional, assim como advogado tem porta funcional da OAB, médico, biomédico, oficial de justiça, segurança privado, etc. O problema é quando o profissional usa isso para sair dando carteirada pra todo lado, em ônibus, em blitz, em porta de balada, etc. Esses profissionais são os piores.

      Eu só me apresento como bombeiro, em último caso.

      Excluir
  13. tenho cavanhaque ,sou BC...isso vai impedir q eu seja um bom profissional???....Apesar q a barba atrapalha mesmo mas eu nao tenho a mesma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Se um dia vc se ttornar BPC numa empresa saiba que sua estetica conta e tbm se la tiver EPR(Equipamento de Proteção Respiratoria) nao vai vedar em seu rosto e ocasionalmente vc vai inatar fumaça e se tornara mais um problema para o CBM

      Excluir
    3. Bom ate la e so eventos mesmo...mas eu tiro se precisar...

      Excluir
    4. Nao parceiro infelism3nte vc esta errado apartir de entao, ta queimando a farda q eu tbm visto, os militares querem isso da gente, Bombeiros desorganizados e folgados, faça sua parte do geito certo ajustece. Tranquilo?

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Bom.nada contra no seu comentario..,mas se formos mesmos olhar pra etiqueta...muitos bravos nao seriam bravos...nao vou nem falar por qual motivo...ja por que nao qr passar por PRECONCEITUOSO...Mas vejo muito isso na nossa profissao

      Excluir
    7. Bombeiro de barba e/ou cavanhaque? Infelizmente não se trata de um bombeiro, mas de curioso ou no máximo brigadista. O fato de existir profissionais ruins, não te dá direito de também fazer coisas ruins. Até mesmo o bigode, eu sou meio contra, a menos que você seja antigão e manje bem. No caso do bigode prevalece o bom senso (se ficar bonito, deixa, mas se ficar ridículo, tira). Bombeiro se faz pelo conhecimento e pela sua postura em público. Não é oba oba não.

      Excluir
    8. O que a barba muda no caráter da pessoa? Ela passa a ter cara de marginal? Nossa profissão é tão preconceituosa assim? Então não prestamos atendimentos a pessoas que bebem, que usam barba, tatuagens? Pq são seres inferiores a nós que fazemos a barbinha todo dia e mantemos " uma postura correta"? A constituição é bem clara quanto ao direito da criação da sua personalidade. Olha meu caro! Cuidado hein, logo logo vão dizer que só a raça ariana serve pra ser Bombeiro. O que tem de médico matando e roubando, o que tem de politico matando e roubando, advogado matando e roubando. E todo mundo sem um pelo no rosto.
      Agora quer dizer que o bombeiro que quer ter sua vaidade assegurada vale menos que seus preceitos.

      Excluir
    9. Se o senhor é formado Bombeiro Civil e não sabe porque um BC não deve ter barba, sugiro fazer o curso novamente, ou até mesmo processar tua escola, pois não te ensinaram o básico da profissão.

      A profissão não tem espaço pra bombeiro lixo. Doa a quem doer.

      Excluir
    10. Kkkkk seu julgamento define quem você é,e o que VOCÊ pensa, mas não me define uma virgula. Seria interessante um debate desses a meio metro de distância. Rss

      Excluir
  14. Porque o sinto de bombeiro tem q usa do lado esquerdo. Quero uma resposta isso nao tem fundamento o q vcs falaram sobre o sinto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, tudo bem? Henrique, o cinto ginástico é uma simbologia padrão para os bombeiros. Assim como uniformes militares possuem o jeito "certo" de se vestir, o mesmo vale para o uniforme do BC. O que acontece é que a maioria simplesmente não liga de vestir corretamente.

      A simbologia do cinto ginástico é mais ou menos essa:

      1. A cor vermelha representa os companheiros (outros bombeiros) feridos em ação (representa o sangue derramado pelos combatentes) e também representa a cor do elemento fogo que combatemos. Está relacionada com o poder, energia e paixão. Também pode representar o coração humano (no sentido da humanidade que o Bombeiro tem em salvar os outros, expondo-se ao perigo).

      2. A cor preta representa os companheiros (bombeiros) mortos em ação. Ela indica respeito àqueles que caíram.

      3. O dourado da alça representa o vigor e a inteligência do bombeiro. Representa a sua capacidade de salvar vidas, pois a alça está relacionada com o "cabo da vida" e traz a ideia de "ancoragem" (embora não sirva pra isso na prática), que significa segurança.

      4. A alça fica do lado esquerdo, pois é o mesmo lado que está o coração (embora o coração fique no centro e apenas uma pequena parte dele fique do lado esquerdo). A alça representa segurança e resgate, a vontade e a força do bombeiro. Ela representa o próprio coração do bombeiro. Como quem está do lado de fora, não pode "ver" o coração do bombeiro, tem-se a alça que é a sua representação. Colocar a alça do lado direito, é o mesmo que trocar o coração do bombeiro de lado.

      Obs: é lógico que essa simbologia pode não ser a 100% mais certa, pois a origem é um pouco confusa. Entretanto de todas as que já ouvi falar, essa é a que mais tem lógica e a que possui maior significado. Não tem desculpa, bombeiro que usa cinto do lado errado, não é bombeiro, é brigadista. Abraços.

      Excluir
  15. Ja tirei todo pelo do rosto....fiquei mais bonito....hahaha...

    ResponderExcluir
  16. Acho engraçado falarem ex BC...guerreiro se VC realmente foi um Bombeiro sempre sera.

    ResponderExcluir
  17. Oi sou BC Leôncio eu acabei de me forma...mais eu quero fazer um concurso para ESA daqui um tempo então eu não queria um emprego fixo mais sim fazer alguns eventos para poder ter algum dinheiro ate o concurso chegar..mais na minha escola não me deu nenhum informação como eu Fasso para fazer eventos..eu gostaria de alguem me explica se como eu Fasso para fazer eventos e tal..obrigado



    ResponderExcluir
  18. Olá, boa tarde, parabéns pelas postagens, vergonhosa me identifiquei com dois erros,já os corrigi ...
    Me add no grupo do Whats se possível 019-988727267

    ResponderExcluir
  19. Quem sabe não precisa mostra que sabe acho que uniforme enfeitado é de palhaço não de bombeiros os militares tem limites de breve segundo suas patentes tenho visto bombeiros que tem mais breve do que um coronel e o que é pior breve de cursos que nem cursou. Lamentável....

    ResponderExcluir
  20. Usar barba não é anti-higiênico,assim como ter cabelos também não éé.Tá muito precipitada essa informação. Concordo que o bravo tem que manter-se com barba feita e cabelos costados,até porque tem o fator dos equipamentos. Mas não é anti-higiênico utilizar barba.

    ResponderExcluir
  21. Parem de brincar de bombeiro.

    ResponderExcluir
  22. Frustrados, isso é o que vocês são! Se dediquem e realizem sua vocação, tornando se um bombeiro de verdade.

    ResponderExcluir
  23. sou bc há mais de 13 anos, ja fui militar, e temos que espelhar sempre nos militares, mesmo sendo civil... fica dica pois o respeito vem da postura e do jeito do bombeiro fica dica....

    ResponderExcluir
  24. Vamos lá agora com um ano na ativa como bombeiro civil (não confunda com o enfeite civil aqueles que servem de babá em eventos mas só atuam como uma babá q sabe locomover um ferido pq vc não irá cuidar a não ser que seja um ferimento leve que qualquer mamãe cuidaria) quando o bravo for se formar ele tem que ter em mente que nossa categoria e cheia de coisas desnecessárias e meramente simbologicas ou ilusórias.
    1 o famoso cinto ginástico é apenas um penduricalho bonitinho e que vai te atrapalhar muito sendo 99% ineficiente os 1% restante vc divide positivamente com o fato q ele é ótimo p apoiar as mãos e relaxar a coluna depois de 12h em pé além de ser um ótimo adorno descartado pelos BM.
    2 Bombeiro civil é imensamente paga pal de bombeiro militar
    3 Na decepção de não poder mais ter uma barba eles criam um repúdio por ela dizendo que um homem com barba é anti higiênico, esteticamente feia etc etc.
    4 A ideologia anti barba vem da ilusão de respeito que acham que terão dos militares ou pior, da ilusão mais irrisória de todas que é achar que um BM vai chamar um civil para ter apoio, tenha em mente que um BM treina dia e noite em simulações pesadas de combate a incêndios e com alguém de patente superior para assumir a responsabilidade por eles e garantir que saibam oq estão fazendo, um BC no máximo corre uns 2km por dia e nada mais, além de não ter ng que comprove seu efetivo treino, nos somos bombeiros CIVIL nossa função é prevenção de acidentes e incêndios a partir do momento que vc não fez bem seu trabalho e seu local de trabalho pega fogo dedforma descontrolada, sua obrigação é se salvar levando quem vc puder, acionar os BM e se posicionar para passar as plantas e melhores posições de combate ao incêndio para os BM e prestar auxílio no aph dos feridos, fora isso quem combate o fogo são apenas os BM e quem dará um suporte completo para os feridos é o hospital, eu trabalho em uma empresa como bombeiro civil e treino com os militares (no que é permitido) e converso muito com eles sobre essa profissão de BC, eu pretendo ser militar e sigo ao menos a conduta estética e moral porém como sempre enfatizam, CIVIL é CIVIL faça oq for incumbido a um civil e mesmo que vc tenha um treinamento militar e uma rotina e seja capacitado para entrar na área quente saiba que estara por sua conta em risco e que nenhum BM se responsabilizará por vc.

    ResponderExcluir
  25. CORREÇÃO da palavra (Bizonhisse) por (BISONHO)’

    Muitos usam as palavras “bizonho” ou “bisonho” como sinônimos de “bizarro” (isto é, algo muito estranho).

    No entanto, a palavra “bizonho” (com “z”) simplesmente não existe; e a palavra bisonho, com “s”, não significa bizarro: a palavra bisonho significa “inexperiente”.

    Quem usa “bisonho” como sinônimo de “estranho”, “excêntrico”, “esquisito” provavelmente queria simplesmente dizer “bizarro“.

    Já a palavra “bisonho” só deve ser usada mesmo com o sentido de inábil, inexperiente – com uso frequente no jargão militar – como se vê na definição do Aurélio, acima, ou na do Aulete, a seguir:

    bisonho (feminino: bisonha)
    adjetivo:
    1) inexperiente nos misteres da guerra; não aguerrido.
    2) Pouco adestrado em qualquer arte, ofício ou mister, novato, inábil acanhado

    substantivo masculino:
    1) soldado inexperiente, recruta.

    Aos guerreiros façam sua parte sem que venham prejudicar o seu semelhante:
    Arvore de natal, faca, cinto do lado contrario talvez o companheiro seja sinistra (Canhoto) ou até mesmo a sua escola não informou quanto ao fardamento, que é uma outra polêmica: Azul, Vermelha, Cinza, Preta, Camuflada, Laranja e até mesmo verde! Salvo se o BPC for funcionário de uma empresa e a mesma forneça o fardamento que é um direito por lei! Ex: Empresa X seu fardamento é preto com laranja é azul; mas para os BPC que trabalham de free lace qual a cor? ...
    É triste ver alguns BPC, fardado com cabelo pintado de amarelo verde com cortes com figuras geométricas... corrente chapéu para traz, para o lado fardamento aberto exibindo adornos, com cigarro na mão etc... sou contra, mas dou um jeito de me aproximar do BPC e ao invés de criticar tento mostrar ao mesmo o caminho das pedras...
    Atirar pedra é muito fácil, difícil é receber a mesma!
    Pensem nisso
    Não afaste o seu companheiro estenda sua mão a ele para que ele possa crescer pessoalmente e profissionalmente...
    Bombeiro Profissional Civil não é militar, mas por usar farda o mesmo acredito eu deve se comportar como militar, é claro que existe militares que não são exemplos a serem seguidos!
    Tenha um bom dia!
    Caso queiram me escreverem deixo meu E-mail: janssenmotta@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Muito boa postagem,vou compartilhar com meus amigos BC.

    ResponderExcluir
  27. Excelentes conselhos para auxiliar e ensinar guerreiros(a) da área. Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Olá sou Braz e estou muito agradecida por sua postagem pois enriquece nossos conhecimentos vou comoarilha com meus amigos bc.

    ResponderExcluir
  29. Quero saber se sofro alguma punição por ter sido vista no shopping na praça de alimentação almoçando e tomando chope só com a blusa do curso de bombeiro civil

    ResponderExcluir
  30. Só achei desnecessário a parte do breve OS BREVE SERVE PRA ISSO MESMO PRA SER OSTENTADO, NOS ESTUDA E SE FORMA NA ESPECIALIZAÇÃO E TEM DIREITO DE COLOCAR OS BREVE LOGICO NO MAXIMO 3 BREVE PRA NAO PARECER UMA ARVORE DE NATAL

    ResponderExcluir