02 maio 2014

Material para Aulas 1 - RCP / DEA / PCR

Com o intuito de facilitar o encontro de material sobre determinados assuntos na nossa área de socorrismo e para auxiliar amigos instrutores. Começo um novo tipo de postagens aqui no blog, com materiais encontrados pela internet, postados em um único local.


Como primeira postagem, escolhi os assuntos relacionados às PCR (Paradas Cardio-respiratórias) e a utilização de manobras de RCP (Ressuscitação ou Reanimação Cardio-pulmonar) e de uso do D.E.A (Desfibrilador Externo Automático). Sempre que achar novos vídeos sobre o tema, postarei neste mesmo local.


FUNCIONAMENTO DO CORAÇÃO

1. Funcionamento de um coração fora do corpo humano:


Fonte: Clique Aqui

Este vídeo mostra um equipamento, denominado Organ Care System (OCS), desenvolvido pela empresa TransMedics. Trata-se de uma evolução no transplante deste órgão, pois anteriormente o coração podia permanecer apenas 6 horas fora do corpo humano em uma caixa resfriada, para o transplante. Com o advento deste equipamento, o tempo foi prolongado.


PROCEDIMENTOS DE RCP / DEA



1. PCR na praia. Atendimento de Salva Vidas com RCP e DEA:



Fonte: Clique Aqui

Vendedor sofre PCR na praia do Gonzaga, em Santos. Prontamente a equipe de Salva Vidas inicia as manobras de RCP, com a utilização do DEA.

2. Atendimento falho de PCR em BH leva à morte de vítima:



Fonte: Clique Aqui

Uma senhora sofre PCR em Luxemburgo, Belo Horizonte, mas mesmo após atendimento realizado pelo SAMU, veio a óbito. Durante o atendimento é possível perceber que alguns critérios da American Heart Association (2010) não foram atendidos.

3. Homem morre durante entrevista:


Fonte: Clique Aqui

Sem maiores informações até o momento, homem sofre PCR durante entrevista e vai a óbito.

4. Máquina de fazer RCP:


Fonte: Clique Aqui

Equipamento desenvolvido pela JOLIFE é capaz de realizar RCP de alta qualidade em vítimas de parada. Segundo o fabricante, o produto atende as especificações da AHA (American Heart Association) e é capaz de fazer horas de compressões, inclusive durante o transporte da vítima em escadas, ou em locais onde exista dificuldade para o socorrista proceder com as manobras manuais.

5. Imprudência no uso de desfibrilador causa 2 PCRs:


Fonte: Clique Aqui

Vídeo mostra dois socorristas realizando manobras de RCP em uma vítima de PCR, quando em determinado momento utilizam o desfibrilador de forma imprudente e acabam transferindo a carga elétrica para outra pessoa, gerando duas vítimas de PCR.

Informações complementares pela internet tratam este vídeo como falso, porém serve de maneira didática aos socorristas se atentarem no uso de um desfibrilador.

6. Homem em PCR tem atendimento escroto feito por populares:


Fonte: ------

Homem sofre uma parada cardíaca e populares tentam realizar manobras de reanimação da maneira mais escrota possível. O fato, ao que tudo indica, deu-se na Tailândia, onde é possível perceber vários populares realizando diversas "manobras" na vítima, não obtendo êxito.

VÍDEO AULAS

1. Funcionamento do Coração em 3D:


Fonte: ------


Para maiores informações, faça o download das diretrizes da AHA 2010.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário