Um caminhão carregando botijões de gás (aparentemente GLP) se envolve em acidente com um ônibus causando grande congestionamento em uma das principais rodovias na Rússia. As explosões duraram cerca de dez minutos e os estilhaços eram arremessados a grande distância, causando pânico a quem assistiu o acidente.
Fonte: Clique Aqui
Embora a cultura popular fale em botijões explodindo, na verdade trata-se da explosão do ambiente em volta do botijão.
Todo elemento quando exposto ao calor tende a se dilatar (expandir) e cada elemento se dilata em proporções diferentes na natureza. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) presente dentro dos cilindros irá se dilatar e expandir, aumentando assim a pressão interna do recipiente, por sua vez o cilindro também irá se dilatar e sofrerá microfissuras, enfraquecendo assim sua capacidade de manter o gás sob pressão, preso.
Quando a pressão interna alcança níveis onde o cilindro é incapaz de manter-se intacto, ele se rompe, fazendo todo aquele combustível entrar em contato com o oxigênio (comburente) do ambiente. Como os gases possuem uma queima muito rápida, diferente da medeira, por exemplo, ocorre uma explosão.
Isto é semelhante ao que acontece em uma panela de pressão. Se retirarmos o pino da tampa da panela, ela irá acumular pressão até um dado momento em que irá se romper.
No vídeo acima é possível ver a presença de um fenômeno chamado BLEVE. Segue abaixo um vídeo explicativo sobre o BLEVE: