04 junho 2014

A evolução do extintor de incêndio

Como tudo nessa vida tende a evoluir, não seria diferente dos equipamentos de proteção e combate a incêndios. Muitas das novidades na área "bombeirística" ocorre com base em necessidades reais dos profissionais e envolvidos no atendimento de urgências e emergências, infelizmente, muitas dessas mudanças só ocorrem quando alguma acidente ou fatalidade ocorre.

Os designers June Young Kim e Ji Min Lee criaram um projeto do que pode ser o futuro dos extintores portáteis para combate a incêndio. A novidade está na aplicação de um escudo protetor à frente do extintor, protegendo assim, o operador das ações do calor, em especial a radiação, pequenas explosões e objetos que por ventura possam ser arremessados em direção do brigadista.





Será que vamos encontrar estes extintores pendurados pelas paredes aqui no Brasil? Só o tempo irá dizer.

Fonte: Clique Aqui e Aqui.


Isto relembra alguns extintores muito comuns até alguns anos atrás, mas que hoje praticamente inexistem no mercado, são eles:

1. Extintor de Espuma Química:



Estes extintores praticamente saíram de linha, foram substituídos pelos extintores de Espuma Mecânica, com agente extintor LGE (Líquido Gerador de Espuma). Os de espuma química atuavam através de uma reação química entre o sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio, que uma vez misturados, deviam ser usados, ocasionando acidentes durante seu transporte incorreto.

O método de utilização deste extintor, era virando-o de cabeça para baixo, e aplicando à base do fogo. Por ser um extintor relativamente perigoso e de difícil manuseio, saiu do mercado.


Neste vídeo é possível entender um pouco melhor como funcionava este equipamento:




Fonte: Aqui / Aqui / Aqui


2. Extintores de Pressão Injetada, ou Pressão Injetável, ou Pressurizável:

Outro tipo de extintor portátil (nos extintores sobre rodas, ou carretas, é normal encontra-los com o sistema de pressão injetada), raramente encontrado no mercado, é o de pressão injetada. Hoje a maioria é pressurizado diretamente com nitrogênio.

Saíram de linha por conta da complicação na manutenção de todo o equipamento e da ampola com o gás para pressão.




Fonte: Aqui


3. Extintor de Água tipo Cisterna:

 O extintor de água tipo cisterna (bomba manual) só existe em museus hoje em dia, pois era extremamente cansativo e desajeitado utilizar este equipamento durante um incêndio. Hoje, no Brasil, o padrão são os de Água Pressurizada de 10L.




Fonte: Manual de Fundamentos do Corpo de Bombeiros

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário