04 junho 2014

Aluno de Bombeiro: Cuidado ao usar uniforme antes de se formar

Tenho visto uma quantidade muito grande de alunos de Bombeiro Civil, postando fotos em redes sociais com o uniforme, antes de se formarem. É uma famosa prática das escolas formadoras de BC, realizar a venda de todo o uniforme para o aluno, antes mesmo dele se formar. Até então a maioria das escolas aconselha o bravo apenas a comprar e guardar em casa o uniforme, não devendo utiliza-lo enquanto não receber seu diploma.

Também é comum e compreensível que estes alunos tirem fotos com o uniforme e postem na internet, com muito orgulho de sua futura profissão. MAS CUIDADO!! Essa prática pode prejudica-lo e é crime!

Lógico, que a maioria coloca essas fotos inocentemente, mas o objetivo é alertar e aconselhar os futuros profissionais sobre alguns perigos.

Todos os dias percebo bombeiros civis lutando por melhores condições de trabalho, maior reconhecimento e valorização no mercado. Buscam serem tratados como os Bombeiros Militares, porém vejo muitos profissionais agindo de forma totalmente indisciplinada. Nunca seremos reconhecidos da forma que queremos se muitos continuarem agindo erroneamente.

Eu mesmo já agi algumas vezes de forma indisciplinada e recebi diversos puxões de orelha. Hoje me policio muito em relação à minha postura.

Particularmente comprei meu uniforme de BC um ano antes de começar o curso, porém só o utilizei quando já estava formado, sequer tinha uma foto usando o uniforme na internet. A única vestimenta que usava, era a camiseta vermelha do curso.

Para ficar claro meu posicionamento sobre o assunto, vou dar um exemplo:

1. Imagine que você prestou um concurso para a Polícia Militar de seu estado, e quer virar Policial Militar, ou Bombeiro Militar. Vamos supor que você passou na prova teórica e na prova prática, faltando apenas fazer o exame psicológico e a investigação social, procedimentos esses simples para ti, onde com quase 100% de certeza irá passar. Eis minha pergunta: Você pode usar o uniforme de Policial, ou Bombeiro Militar por aí e sair dizendo ser um PM, ou BM? Sem antes ter sido empossado do cargo? CLARO QUE NÃO!!! Você sequer vai conseguir comprar o uniforme, pois é ilegal.

O mesmo vale para o médico, agente de trânsito, dentista, engenheiro, enfermeiro, e adivinha só, para o Bombeiro Civil, também. Não podemos dizer que somos algo, ou nos vestir com o uniforme, ou farda de uma profissão, sem antes estarmos formados e devidamente registrados.

Isso se chama falsidade ideológica de acordo com o Código Penal:


Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:
Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

Resumindo meus caros bravos. Por mais tentador que seja, não tirem fotos e saiam postando por ai, muito menos saiam na rua vestidos de Bombeiro Civil, sem antes terem se formado, pois é crime, é ilegal, e é jegue.

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Pior são aqueles que já saem passeando pelas ruas com o uniforme sem ao menos ter o diploma.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigos de profissão!

    Primeiro parabéns pelo Blog, por gentileza comente sua opinião sobre a nova It - 17.
    que na minha opinião vai ajudar muito nossa categoria, definindo pelo menos em SP.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem? Obrigado pelo comentário, fico feliz que tenha gostado das postagens. Já fiz no mês passado essa postagem comentando a nova IT-17. Segue o link: http://diariobombeirocivil.blogspot.com.br/2014/05/nova-instrucao-tecnica-n-17-de-2014.html

      Excluir
  3. Alguém sabe me informar que cor eu posso usar pois na minha cidade... o uniforme cáqui é da PM e o azul é do BM... pois estava pensado em um verde.... agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode utilizar a verde petróleo sem novidades. Problema é você utilizar a azul que é semelhante com a dos bombeiros militares. Quanto a Polícia utilizar a farda cáqui não vejo problemas em você utilizar a cáqui pois você está se apresentando como um bombeiro civil e nao como policial militar. Mas podem te confundir facilmente como polícia na rua e isso é ruim. Bom evitar pois em são Paulo já li casos de Bombeiros militares mortos com tiros pois foram.confundidos pelos bandidos pela polícia. - RESPONDIDO POR BOMBEIRO CIVIL BRAUN rmlbraun@gmail.com

      Excluir
  4. Sou bombeiro civil formado quero saber se é proibida a farda caqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá camarada. Você pode usar a cáqui sim desde que se não se assemelhe aos dos bombeiros militares do seu estado. Em são Paulo os militares utilizam a cinza então bombeiros civis não devem utilizar a cinza mas podem usar a cáqui ou verde petróleo. No estado de Minas Gerais os militares utilizam a cáqui, portanto logo os bombeiros civis não devem utilizar a cáqui mas podem utilizar a cinza ou verde petróleo. Como não há uma fiscalização e nada que proíba os bombeiros civis a utilizarem a farda cinza em são Paulo, aqui em são Paulo, muitos usam a cinza para se sentirem mais militarizinhos o que é jegue é não é legal pois nossa norma já diz que não devemos utilizar fardas semelhantes aos dos militares. Eu tenho a cáqui e não nego ser bombeiro civil, me repúdio ao tentar dar uma de militarizinho. O problema vem quando muitas empresas terceirizadas exigem o uniforme cinza. - RESPONDIDO POR: BOMBEIRO CIVIL BRAUN - rmlbraun@gmail.com

      Excluir
    2. Eu tenho a caqui moro na Paraíba os bombeiros militares usa caqui porém a diferença como nomeclatura, eu não uso brasão ou insígnias como as dos militares apenas a cor e parecida então não acho que não vejo nada contra lei

      Excluir
  5. Vou começar a fazer o curso de bombeiro civil ,quero saber se o uniforme é a gente que compra depois de pegar o diploma,ou o órgão qie for te contratar fornece as vestimentas, pois o curso de bombeiro civil que vou cursar, vou pagar 1.600.00 com o aluguel dos EPIS,esta certo isso ?

    ResponderExcluir
  6. Já me formei como bombeiro civil eu posso usar uma cobertura de bombeiro sem nenhum problema me responda por favor

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde ...gostaria de saber se minha filha que se formou bombeira civil pode entrar fardada comigo na igreja onde vou casar.Ja que não tenho paipra fazer as honras . Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Preciso muito contratar bombeiro civil bh‌‌‌. Obrigada pelas dicas de bombeiro civil!

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostaria de tirar uma dúvida com vcs, o Técnico em Segurança do trabalho pode trabalhar como Bombeiro civil?

    ResponderExcluir
  10. Eu sou bombeiro civil e tenho um uniforme na cor aqui não tem nenhum problema em ou usar né? Já que a nomeclatura de bombeiro civil ...

    ResponderExcluir