Parece cada vez mais comum, os problemas entre os bombeiros civis e as empresas contratantes. São diversas situações enfrentadas pelos profissionais, que vão desde valores baixos pagos pelo seu serviço, à falta de equipamentos básicos de primeiros socorros.
São muitos, os motivos que levam centenas de profissionais trabalharem, muitas vezes por valores irrisórios, como R$ 70,00, por um período de 12 horas, sem condições se serviços, motivos estes que não cabem refletir neste texto.
No dia 18/05/2014, aconteceu no Centro Cultural Pompéia, a 27ª Feira de Artes da Vila Pompéia, em São Paulo. Para este evento, a empresa Desert Eagle Segurança e Vigilância foi contratada para fazer a segurança com bombeiros civis e seguranças patrimoniais, porém ao final do evento, houve uma confusão entre os bombeiros civis e alguns responsáveis pela empresa, como é possível observar no vídeo abaixo:
Embora a qualidade baixa do vídeo não permita identificar com exatidão o que está acontecendo, podemos dizer que os bombeiros civis entraram em conflito com alguns responsáveis da Desert, por não terem recebido o valor combinado de R$ 90,00, chegando, inclusive, a pedir a presença da Polícia Militar pelo local.
A fim de descobrir a verdade e elucidar os fatos, entramos em contato com todas as partes envolvidas sobre o assunto e fizemos algumas perguntas, no caso aos bombeiros, à empresa Desert e ao Centro Cultural Pompéia. Vamos às informações:
1. Versão dos Bombeiros:
Para manter a integridade dos bombeiros, não revelaremos seus nomes, mas apenas suas histórias.
Alguns BCs foram contratados para realizar o serviço das 07hrs às 21hrs do dia 18, pelo valor de R$ 90,00 mais o almoço, porém relataram as seguintes condições:
- O tempo de serviço excedeu as 12hrs;
- No local não havia ambulância para realizar remoção;
- No local não haviam equipamentos de primeiros socorros, como: caixa de luvas; gazes e ataduras; prancha; cadeira de rodas; colar cervical; etc;
- O almoço servido era de péssima qualidade;
- Um dos organizadores do evento, chamado de Alexandre, xingou e humilhou os bombeiros civis;
- Não havia rádio HT para todos; e
- Muitos não receberam os valores combinados.
Nas palavras de Barros: "Quando um senhor passou mal e desmaiou, nós o socorremos no chão, pois não tinha nenhum local para leva-lo, inclusive, uma médica que esta passando pelo local nos ajudou no atendimento até o SAMU chegar , o que levou uns 30 min. O senhor era diabético, havia feito uso de bebida alcoolica e não tinha se alimentado direito, por isso passou mal. Uma outra senhora também passou mal, devido a pressão baixa, mas não tinha cadeira de rodas para a locomoção dela até o seu carro. Tivemos que andar com ela e parar a cada 5 metros, para coloca-la sentada em uma cadeira."
M. disse que: "O almoço foi servido uma lavagem, que olhando parecia um resto resto de alimento misturado."
2. Versão da Empresa:
Aqui colocamos os e-mails trocados com a empresa, onde AZUL para nossas perguntas e VERMELHO para as respostas da Desert:
1º Email de Resposta da Desert Eagle, enviada pelo Clayton (enviaram este antes de que qualquer pergunta fosse feita):
Gostaria de informar que o problema que aconteceu na hora do termino do trabalho ocorreu por alguns fatores.
- Estávamos trabalhando em outros locais na virada cultural de são Paulo 2014 e por isso os eventos e locais da virada acabaram antes por este motivo que teve uma pequena demora na finalização dos pagamentos, mas como sempre de costume da empresa trabalhamos em conjunto com nossos colaboradores e clientes sempre preocupados com o bem estar de nossa equipes de colaboradores.
- No final o responsável pelo trabalho Ger. Operacional empresa o Sr.Ricardo dos Santos , teve que sair no final das atividades e finalizar os relatórios de Ocorrências e de erros e acertos com os responsáveis do Centro Cultural Pompeia, e alguns colaboradores (Bombeiros Civis),acabaram não aguardando no local que estava a base da empresa, foram para um bar próximo e cambaram passando um pouco do limites e chamaram a policia militar alegando que a empresa não iria pagar o evento, mas quando a viatura da policia militar chegou no local verificaram que estava sem problemas foram embora sem maiores alterações, já estava tudo resolvido e os pagamentos estavam sendo feitos porque, já tinha chegado os valores que a Administração da empresa já tinha enviado.
- Outro ponto muito importante que os Responsáveis pelo evento do Centro Cultural Pompeia, são nossos parceiros de longa data e já trabalhamos em outras edições da feira cultural e nunca tivemos estes tipos de problemas.
2º E-mail:
1. Me informaram que o combinado para o serviço dos bravos, foi o valor de R$ 90,00 + almoço + lanche. Está correto?
R: O combinado foi R$90,00 mais almoço.2. Logo me passaram que o almoço servido foi macarrão com molho e carne moída, mas que o macarrão estava "mole", o molho estava aguado e a carne moída parecia lavagem, tanto que muitos não comeram por nojo, alguns que foram reclamar, receberam a seguinte resposta do Responsável da Segurança (Alexandre): "isso é Brasil". O que você pode me falar acerca disso? Essas informações procedem?
R: O almoço foi fornecido pelo nosso cliente(Centro cultural Pompeia),e não fomos informado nada sobre este fato, se tivéssemos informação sobre isso falaríamos com os responsáveis, Ref.: a esta informação do Coordenador Alexandre, como o senhor mesmo falou foi diretamente com ele, mas as orientações que passamos não são estas, mas não sabemos nada sobre isso o que e mais me chama a atenção e que o senhor sebe todas estas coisas e a empresa em nenhum momento foi comunicada por nenhum bombeiro e nenhum segurança.
3. Me passaram que distribuíram um papel para os bombeiros pegarem o lanche, porém com o lanche não foi comprado, os mesmos não receberam. Isso realmente ocorreu?
R: Novamente informo que a alimentação era de responsabilidade da organização da feira no caso o (Centro Cultural Pompeia).
4. Me passaram que foi informado aos bravos que o horário de chegada no local do evento seria às 06h da manhã e o término seria ás 21h, inclusive após o término, foi solicitado que os bravos permanecessem em seus postos até todos irem embora, mesmo após ultrapassadas as 12horas de serviço. Como foi elaborada a escala de horário dos bombeiros?
R: Todos sem exceções foram mandados chegarem no local da feira as 07:00hs e termino as 21:00 horas, termino da feira não horário de saída dos colaboradores envolvidos porque todos sabemos que um trabalho desta dimensão demora a evacuação e os acertos.
5. Alguns bombeiros alegaram que não receberam ainda no dia do evento, estão tentando ligar no número 2092-2882, mas não conseguem falar com ninguém. Como ficou essa situação? Todos os bombeiros e seguranças foram pagos, ou existe alguém que ainda não recebeu?
R: Todos que permaneceram no local da prestação de serviço receberam, não temos informações de debito com ninguém, ref.: ao contato a empresa tem vários telefones de contato este e um deles, ref.: a empresa a DESERT EAGLE SEGURANÇA E VIGILANCIA e uma empresa consolidada no mercado e fundada a mais de 11 Anos temos um nome a selar, trabalhamos 24 horas por dia para dar a atenção necessária para nossos colaboradores e clientes, Estamos no mercado a muito tempo trabalhando com estes tipos de profissionais e já sabemos que muitas vezes as pessoas não estão acostumadas com este tipo de prestação de serviço.
6. É verdade que no evento não haviam ambulâncias e equipamentos básicos de PS disponibilizados aos bombeiros, como caixa de luvas, ataduras, colar cervical, prancha, cadeira de rodas, etc? Se haviam equipamentos, quais eram?
R: Novamente informo que estas informações eram de responsabilidade da produção do evento, estávamos com um apoio da Sub-prefeitura da Pompeia, (SAMU).
7. Recebi uma informação de que os seguranças fazem 3 eventos com vocês, porém só recebem 2 eventos, ficando atrelados à Desert, pois só receberiam o terceiro evento, quando fizessem mais 2, ou seja, para receber o último evento, precisariam sempre fazer eventos com a Desert. Essa prática existe na Desert, ela é comum?
R: Novamente Informo, que todos nossos profissionais que prestam serviço com a empresa trabalham em regime semana, qualquer trabalho durante a semana recebem no domingo de manha só não recebem que vai embora ou não trabalha de sábado para domingo, quando temos trabalhos aos domingo acertamos no termino do plantão.
3. Versão do Centro Cultural Pompéia:
Entramos em contato com o Centro Cultural, para que pudessem se posicionar, mas recebemos apenas uma única resposta deles:
Olá Leonardo – boa tarde
Já passei sobre o assunto indagado para a pessoa que fez todo o acompanhamento. Já me passou que está tudo bem - segundo o Medeiros (responsável pela organização na área de fornecedores). Ok??? Espero que tenham resolvido com quem realmente já foram pagos pela organização que respondo.
Caso haja dúvidas entrem em contato.
Cleber F. C. Pessoa (coord.geral)
4. Conclusão do Blog:
Embora seja complicado falar sobre algo ocorrido, em que não estava presente, é possível se atentar a alguns pontos, com base nas próprias respostas dos bombeiros e da Desert:
1. De acordo com a própria Desert, o horário combinado foi de 07hrs às 21hrs, totalizando 14 hrs de serviço, excedendo o máximo que deveria ser de 12hrs.
2. A alimentação dos bombeiros é de responsabilidade do Centro Cultural Pompéia (de acordo com a Desert), mas a mesma não se pronunciou sobre o assunto.
3. Os equipamentos de primeiros socorros também são de responsabilidade da produção do evento, ou seja, do Centro Cultural (ainda de acordo com a Desert), mas a mesma também não se pronunciou sobre o assunto. É importante lembrar que todos os bombeiros entrevistados, fizeram questão de ressaltar a inexistência destes equipamentos.
Se realmente, um evento deste porte, com grande circulação de pessoas, não contava com a presença de equipamentos básicos de atendimento; ambulâncias; equipe médica; local para atendimento, então o problema se transforma em algo muito maior. É completamente inaceitável, que um evento deste porte tenha ficado com a prevenção feita nas coxas, além das condições de trabalho não estarem de acordo com o que um Bombeiro Civil merece, de resto, cabe aos leitores elaborarem sua própria opinião.
Obs: procurei ser imparcial ao escrever essa matéria, além disso o espaço do blog fica aberto a todos os envolvidos, para que possam esclarecer alguns pontos.
Site da Desert: Clique Aqui
Facebook da Desert: Clique Aqui
Site do Centro Cultural Pompéia: Clique Aqui
Facebook da Desert: Clique Aqui
Site do Centro Cultural Pompéia: Clique Aqui
Uma empresa que falta com a verdade, isso é lamentável.
ResponderExcluiresse vídeo só mostra que foi usado o sensacionalismo , e que os qras que alegam ser vitima estavam alterados e agressivos sou bombeiro e trabalho com essa empresa a algum tempo e sei da índole dos mesmo (palhaçada )....e quando tiver uma opinião mostra sua cara !!!!
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirLeonardo na minha opinião se estiver errado corrija, como não estava presente e o seguinte:
Muitas empresas trabalham mais que 12 Hrs o que não e proibido para o bombeiro mais seria 2 Hrs extras ou seja se a empresa paga R$90,00 para eventos de 12Hrs teria que pagar a mais os mesmos.
Sobre a comida mesmo sendo responsabilidade do evento o fornecimento do mesmo a empresa deveria ter uma atitude sobre a reclamação dos seus funcionários.
Não sei o porte do evento (quantidade de pessoas) mais pelo o que sei deveria ter a fiscalização pelos bombeiros e a prefeitura mesmo que seja um evento publico, com os requisitos mínimos de atendimento ao evento.
Olá Victor, tudo bem? Victor, seus apontamentos são corretos. No caso de jornada de 12x36, ela é valida se respaldada por Lei ou acordo coletivo (no caso do BC, uma Lei). Ao ultrapassar o período de 12hrs, deverá receber hora extra, no caso, se realmente trabalharam 14 hrs, deveriam receber além dos R$ 90,00, o valor respectivo a 2 horas extraordinárias.
ExcluirÉ bacana lembrar o Art. 71º da CLT:
"Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas."
Logo o BC deve obrigatoriamente ter pelo menos 1 hora de almoço, o que em muitos casos é raro de se encontrar.
Quanto a comida, realmente não sei ainda quem foi o responsável por fornece-la, porém a Desert responde por responsabilidade solidária, afinal foi a contratante e como não havia contrato assinado entre ela e os BC, fica difícil definir quem ia fazer o que. Neste caso a justiça tende a ser muito paternalista e a favor dos empregados.
Quanto ao evento. É sim obrigatório um AVCB temporário, além de fiscalização, pois realmente é inaceitável um evento público sem a presença de sequer uma caixa de luvas. Se realmente não haviam os equipamentos de Primeiros Socorros, então houve erro de alguma parte, um erro grave.
teremos que solicitar a todas as empresas que trabalhem dessa forma , em uma atitude de inteligência apenas direi que isso esta fora do principio ético... querer agredir ou ameaçar qualquer individuo !!!!!
ResponderExcluir